![Dia das mulheres 2023 18](/sites/portal8.ige.unicamp.br.portal/files/styles/institucional_small_maxw_600/public/news/2023-03/WhatsApp%20Image%202023-03-09%20at%2013.20.22.jpeg?itok=72USZGkW)
A rotina de trabalho, estudos e pesquisas do Instituto de Geociências foi quebrada no dia 8 de março por um motivo muito especial: a celebração do Dia das Mulheres. Eventos ao longo da quarta-feira dedicados às mulheres e abertos também aos homens possibilitaram momentos de cuidados com a saúde, de apreciação à dança e à música, de cinema e de discussão sobre a jornada dupla para mulheres que são mães e cientistas.
Na mesa de abertura a coordenadora do evento - professora Carolina Zabini - destacou o evento dedicado às mulheres que trabalham no IG. A coordenadora de graduação em Geografia, Regina Célia de Oliveira, lembrou dos vários papéis exercidos por mulheres como cidadãs, profissionais, mães, filhas – “papeis simultâneos exercidos com excelência”, disse. O diretor Marcio Cataia destacou palavras importantes como: direitos, igualdade, respeito, companheirismo. O diretor associado Emilson Pereira Leite agradeceu o comprometimento de todas em suas funções, exercidos com excelência.
No saguão, membros da Força Tarefa da Unicamp realizaram 75 testes de covid - todos negativos. Elisa Fernandes realizou sessões de reflexologia nos pés de diversas mulheres. O Espaço da Beleza ofertou serviços no salão que foram sorteados durante o evento. Jessica Silva Castro, aluna de Geologia, fez uma apresentação artística.
Enquanto isso, uma mesa redonda formada exclusivamente por mulheres apontou a árdua tarefa de ser mulher, mãe e cientista em um mundo dominado por homens. A professora Tânia Seneme do Canto, vice-chefe do Departamento de Geografia; a professora Ana Elisa Silva de Abreu, chefe do Departamento de Geologia e Recursos Naturais e a professora Janaína Oliveira Pamplona da Costa, chefe do Departamento de Política Científica e Tecnológica contaram experiências pessoais relacionadas ao tema. Flexibilidade de horários de trabalho, escolhas, redes de apoio foram algumas das questões levantadas pelas docentes.
Já no período da tarde, a banda Irmãos da Lua, que tem como integrante o técnico de laboratório do IG Salvador Carpi Júnior, tocou músicas com temas ligados às mulheres. O trio contou com participações especiais das mestrandas em Geografia Gabriela Pereira da Silva e Marisol Sawaya. A apresentação foi encerrada com uma participante mirim: Yara Carpi Junqueira, filha de Salvador Carpi.
De volta ao saguão, alunas e alunos participaram de uma sessão de Yoga, com a psicoterapeuta Dharmani Prem, da clínica BioHarmonic, indicada pelo Grupo Gestor de Benefício Social (GGBS) da Unicamp. Na sequência, foi exibido o filme "Mary e os monstros marinhos". O dia de celebração foi encerrado com um café da tarde, seguido de sessão de fotos e entrega de flores.
Texto: Eliane da Fonseca Daré
Fotos: EFD e Carolina Zabini