• Rua Carlos Gomes, 250 - CEP: 13083-855 - Campinas, SP, Brasil

  • Portuguese, Brazil
  • English
  • Spanish

Main Menu

  • Institucional
    • Apresentação
      • 30 anos de IG
      • 40 anos de IG
      • 45 anos de IG
      • Professores Eméritos
    • Diretoria
    • Normativas e Documentos
    • Colegiados
      • Congregação
      • CID
    • Departamentos
      • DGEO
      • DGRN
      • DPCT
    • Relatórios
    • PLANES
    • AcolheIG
    • Biblioteca
      • Comissão
      • Regimento
      • Equipe
      • Relatórios
      • Serviços
      • Links
      • Redes Sociais
    • Mapeamento de Processos do IG
    • Periódicos do IG
    • Concursos Docentes
    • Programa de Pesquisador de Pós Doutorado
    • Concursos Técnicos e Administrativos
    • Contato
  • Comunidade
    • Docentes
    • Colaboradores/Sêniores
    • Técnicos e Administrativos
    • Pesquisadores
    • PosDocs
  • Graduação
    • Apresentação
    • Graduação em Geologia
    • Graduação em Geografia
    • Comissão de Graduação
    • Núcleo Docente Estruturante
    • Área do aluno
    • Ingresso na graduação
    • Disciplinas
    • Bolsas e estágios
    • Entidades estudantis
    • Contato
  • Pós-graduação
    • Apresentação
    • Programas
      • Ensino e História de Ciências da Terra
      • Geociências
      • Geografia
      • Política Científica e Tecnológica
    • Regulamentos e Catálogos
    • Comissão Geral da Pós-Graduação
    • Entidades Estudantis
    • PED - Programa de Estágio Docente da Unicamp
    • Bolsas
    • PRINT
      • Análise dos componentes naturais e das suas transformações
      • Ciência, Tecnologia, Inovação para a Sustentabilidade
      • Fronteiras do conhecimento em Geociências
      • Geoparques, Comunidades e Cidades Resilientes
      • Globalização e dinâmicas sócio-espaciais
    • Disciplinas
    • Estudante Especial
    • Defesas e Qualificações
      • Agenda
      • Procedimentos para Defesas e Qualificações
    • Repositório de Teses e Dissertações
    • Contato
  • Pesquisa
    • Apresentação
    • Comissão de Pesquisa
    • Recursos para pesquisa
    • Escritório de Apoio a Projetos
    • Produção acadêmica e técnico científica
    • Grupos de pesquisa
    • Equipamentos Multiusuários
    • Contato
  • Laboratórios
  • Cultura e Extensão
    • Apresentação
    • Comissão de Extensão
    • Cursos de Extensão e Especialização
    • Atividades de Extensão
    • Cadastro de Ações de Extensão
    • Edital Extensão
    • Esquema de Ações de Extensão (opens in new tab)
    • UPA Virtual 2021
    • Contato
  • Comunicação
    • Notícias
    • Clipping
    • Redes Sociais
  • Espaços IG

Um dia dedicado às mulheres

Trilha de navegação

  • Início
  • Notícias
  • Um dia dedicado às mulheres
Dia das mulheres 2023 18

A rotina de trabalho, estudos e pesquisas do Instituto de Geociências foi quebrada no dia 8 de março por um motivo muito especial: a celebração do Dia das Mulheres. Eventos ao longo da quarta-feira dedicados às mulheres e abertos também aos homens possibilitaram momentos de cuidados com a saúde, de apreciação à dança e à música, de cinema e de discussão sobre a jornada dupla para mulheres que são mães e cientistas.

Na mesa de abertura a coordenadora do evento - professora Carolina Zabini - destacou o evento dedicado às mulheres que trabalham no IG. A coordenadora de graduação em Geografia, Regina Célia de Oliveira, lembrou dos vários papéis exercidos por mulheres como cidadãs, profissionais, mães, filhas – “papeis simultâneos exercidos com excelência”, disse. O diretor Marcio Cataia destacou palavras importantes como: direitos, igualdade, respeito, companheirismo. O diretor associado Emilson Pereira Leite agradeceu o comprometimento de todas em suas funções, exercidos com excelência.

2

No saguão, membros da Força Tarefa da Unicamp realizaram 75 testes de covid - todos negativos. Elisa Fernandes realizou sessões de reflexologia nos pés de diversas mulheres. O Espaço da Beleza ofertou serviços no salão que foram sorteados durante o evento. Jessica Silva Castro, aluna de Geologia, fez uma apresentação artística.

Enquanto isso, uma mesa redonda formada exclusivamente por mulheres apontou a árdua tarefa de ser mulher, mãe e cientista em um mundo dominado por homens.  A professora Tânia Seneme do Canto, vice-chefe do Departamento de Geografia; a professora Ana Elisa Silva de Abreu, chefe do Departamento de Geologia e Recursos Naturais e a professora Janaína Oliveira Pamplona da Costa, chefe do Departamento de Política Científica e Tecnológica contaram experiências pessoais relacionadas ao tema. Flexibilidade de horários de trabalho, escolhas, redes de apoio foram algumas das questões levantadas pelas docentes.

Dia das Mulheres Mesa

Já no período da tarde, a banda Irmãos da Lua, que tem como integrante o técnico de laboratório do IG Salvador Carpi Júnior, tocou músicas com temas ligados às mulheres. O trio contou com participações especiais das mestrandas em Geografia Gabriela Pereira da Silva e Marisol Sawaya. A apresentação foi encerrada com uma participante mirim: Yara Carpi Junqueira, filha de Salvador Carpi.

De volta ao saguão, alunas e alunos participaram de uma sessão de Yoga, com a psicoterapeuta Dharmani Prem, da clínica BioHarmonic, indicada pelo Grupo Gestor de Benefício Social (GGBS) da Unicamp. Na sequência, foi exibido o filme "Mary e os monstros marinhos". O dia de celebração foi encerrado com um café da tarde, seguido de sessão de fotos e entrega de flores.

 

Texto: Eliane da Fonseca Daré

Fotos: EFD e Carolina Zabini

Endereço

Rua Carlos Gomes, 250
CEP: 13083-855
Campinas, SP

Como chegar  

22º48'48"S 47º04'09"W

Footer menu

  • Feedback do Portal

Links

  • Email Unicamp (opens in new tab)
  • Sistemas e Solicitações (opens in new tab)
  • Logotipos do IG (opens in new tab)
  • Fale com o IG

Menu do usuário

  • Entrar
IG
Unicamp

Copyright © 2026 IG, Unicamp. Todos os direitos reservados