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O marco teórico-conceitual da economia da cultura e da economia criativa: uma revisão de contribuições selecionadas e de seus pressupostos

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  • O marco teórico-conceitual da economia da cultura e da economia criativa: uma revisão de contribuições selecionadas e de seus pressupostos
Rosana
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Estaremos, nessa era [pós?]pandêmica e de lutas na defesa e aprofundamento da Democracia, diante de uma possibilidade de mudanças estruturais profundas da economia, da sociedade, da política? Atores vencedores associados às indústrias culturais e criativas que compõem o ambiente da economia da cultura, afirma Leandro Valiati, pertencem ao ambiente do “velho normal” e, sem dúvida, resistirão a quaisquer mudanças. Seria este o momento em que artes e cultura poderiam ocupar uma posição de destaque na construção de novas estratégias de desenvolvimento?
Publicado em outubro de 2022, esse texto, escrito por Leandro Valiati (Institute of Cultural Practices, Universidade de Manchester, Reino Unido), Rosana I. Corazza (Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências, UNICAMP) e Stefano Florissi (Departamento de Economia e Relações Internacionais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS), traz uma abrangente revisão teórica da massa crítica produzida na área da Economia sobre cultura e arte.
A economia da cultura é considerada área de aplicação das ciências econômicas, de maneira semelhante ao que ocorre com o tratamento econômico das questões ambientais, da saúde, da educação e outras. Mais recentemente, os trabalhos nessa área também se voltam à compreensão da cultura como recurso, como capital, focalizam o papel dos direitos sobre a propriedade intelectual e da valorização da criatividade para a inovação e para o desenvolvimento econômico. Ao fazê-lo, travam-se diálogos para além das fronteiras disciplinares das ciências econômicas. A Geografia, a Sociologia, a Arquitetura, os Estudos Culturais, o Urbanismo, dentre outras, são áreas do conhecimento com as quais vai se criando um campo interdisciplinar sobre os estudos voltados à economia da cultura e à economia criativa.

Este capítulo traz uma identificação das principais contribuições teórico-metodológicas e suas aplicações às políticas contemporâneas na área de economia da cultura, analisando seus pressupostos mais fundamentais, com foco especial nas considerações sobre a definição e operação desse ramo da ciência econômica. Traz também o reconhecimento de seus desdobramentos em termos de instrumentalização de políticas públicas nessa área.
Procurando ir além de uma contribuição hermética, fechada dentro de uma especialização crescente nos domínios disciplinares, o texto integra o primeiro de três tomos concebidos no âmbito de uma parceria entre o Observatório Itaú Cultural e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, organizados e editados pelo Professor Leandro Valiati no intuito de oferecer subsídios a pesquisadores, gestores e produtores culturais, assim como estudantes de pós- graduação e demais interessados no conhecimento, fundamentos, práticas, políticas e tendências na economia da cultura, desde os trabalhos seminais até suas transformações mais recentes. Com os selos do Itaú Cultural e da Editora Martins Fontes, os três tomos têm ainda como públicos-alvo estudantes, professores, profissionais da arte e da cultura e formuladores de políticas públicas.
O capítulo de Valiati, Corazza e Florissi traz um abrangente panorama da literatura, apresentando de forma didática e fundamentada tanto os trabalhos seminais como as tendências recentes nesse campo do conhecimento e de políticas públicas, compartilhando o espaço do primeiro tomo com uma constelação de especialistas na cena mundial sobre a temática. Arjo Klamer (Erasmus Universiteit of Rotterdam), Geoffrey Crossick (University of London), Patrycja Kaszynska (King´s College London) e David Throsby (Macquarie University) assinam capítulos sobre valor cultural e econômico. Kate Oakley e Jonathan Ward (University of Glasgow), Abigail Gilmore (University of Manchester) e Françoise Benhamou (Université Sorbonne Paris Nord) apresentam capítulos sobre economia, cultura e desenvolvimento.

Como assinala Valiati na introdução ao primeiro tomo, não se trata de um manual, pois não ensina técnicas roteirizadas para tratar problemas específicos. A obra é mais um handbook em língua portuguesa sobre o tema da economia da cultura e indústrias criativas, para estar disponível, acessível, à mão para esse amplo público alvo, na esperança de facilitar um exercício de pensamento crítico que poderá contribuir com reflexões pertinentes para um novo ciclo de políticas públicas e ações privadas na área da Cultura.

Autores: Leandro Valiati, Rosana Icassatti Corazza e Stefano Florissi

In: Leandro Valiati (Org) Economia da cultura e indústrias criativas: fundamentos e evidências. São Paulo: Itaú Cultural; Editora WMF Martins Fontes, 2022.
ISBN: 978-65-88878-36-1 / ISBN: 978.85-469-0386-3

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