• Rua Carlos Gomes, 250 - CEP: 13083-855 - Campinas, SP, Brasil

  • Portuguese, Brazil
  • English
  • Spanish
Utilizar o username do domínio IGE
Utilizar a senha do domínio IGE
CAPTCHA
Protected by ALTCHA
Esta questão é para verificar se você é ou não um visitante humano e prevenir submissões automáticas de spam.
  • Recuperar senha
IG 45 anos
Unicamp

Main Menu

  • Institucional
    • Apresentação
      • 30 anos de IG
      • 40 anos de IG
      • 45 anos de IG
      • Professores Eméritos
    • Diretoria
    • Colegiados
      • Congregação
      • CID
      • Legislação e Regimentos
    • Departamentos
      • DGEO
      • DGRN
      • DPCT
    • Relatórios
    • PLANES
    • AcolheIG
    • Biblioteca
      • Comissão
      • Regimento
      • Equipe
      • Relatórios
      • Serviços
      • Links
      • Redes Sociais
    • Mapeamento de Processos do IG
    • Periódicos do IG
    • Concursos Docentes
    • Programa de Pesquisador de Pós Doutorado
    • Concursos Técnicos e Administrativos
    • Contato
  • Comunidade
    • Docentes
    • Colaboradores
    • Técnicos e Administrativos
    • Pesquisadores
    • PosDocs
  • Graduação
    • Apresentação
    • Graduação em Geologia
    • Graduação em Geografia
    • Comissão de Graduação
    • Núcleo Docente Estruturante
    • Área do aluno
    • Ingresso na graduação
    • Disciplinas
    • Bolsas e estágios
    • Entidades estudantis
    • Contato
  • Pós-graduação
    • Apresentação
    • Programas
      • Ensino e História de Ciências da Terra
      • Geociências
      • Geografia
      • Política Científica e Tecnológica
    • Regulamentos e Catálogos
    • Comissão Geral da Pós-Graduação
    • Entidades Estudantis
    • PED - Programa de Estágio Docente da Unicamp
    • Bolsas
    • PRINT
      • Análise dos componentes naturais e das suas transformações
      • Ciência, Tecnologia, Inovação para a Sustentabilidade
      • Fronteiras do conhecimento em Geociências
      • Geoparques, Comunidades e Cidades Resilientes
      • Globalização e dinâmicas sócio-espaciais
    • Disciplinas
    • Estudante Especial
    • Defesas e Qualificações
      • Agenda
      • Procedimentos para Defesas e Qualificações
    • Repositório de Teses e Dissertações
    • Contato
  • Pesquisa
    • Apresentação
    • Comissão de Pesquisa
    • Recursos para pesquisa
    • Escritório de Apoio a Projetos
    • Produção acadêmica e técnico científica
    • Grupos de pesquisa
    • Contato
  • Laboratórios
  • Cultura e Extensão
    • Apresentação
    • Comissão de Extensão
    • Cursos de Extensão e Especialização
    • Atividades de Extensão
    • Edital Extensão
    • Esquema de Ações de Extensão
    • UPA Virtual 2021
    • Contato
  • Comunicação
    • Notícias
    • Clipping
    • Redes Sociais

Aula Magna discute o sistema conceitual presente na obra do Professor Milton Santos

Trilha de navegação

  • Início
  • Notícias
  • Aula Magna discute o sistema conceitual presente na obra do Professor Milton Santos
aula magna

Publicado originalmente no site do LEHG. 

O professor Milton Santos tem uma inegável e vasta contribuição para a ciência geográfica brasileira e mundial.

Seus conceitos como “espaço”, “território”, “paisagem”, “globalização”, “região”, “cidade”, “cidadania” e “técnica” são alguns dos mais de uma centena que abrangem uma vasta rede conceitual que compõe todo o conjunto de sua obra.

Os conceitos desenvolvidos pelo professor Milton Santos, dentre eles podemos destacar a noção de “cidadania”, nos possibilita o exercício da reflexão em grupos quanto à formação básica e complementar acadêmica e cidadã.

Nesse sentido, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Instituto de Geociências (IG-Unicamp) e o Laboratório de Epistemologia e História da Geografia (LEHG), com apoio da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Campinas (PRG), do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo), da Extensão do Instituto de Geociências e da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Campinas (AGB-Campinas) realizarão uma Aula Magna intitulada “O Universo Conceitual de Milton Santos”, ministrada pelo Professor Doutor Pedro de Almeida Vasconcelos.

 

INSCRIÇÕES

 

Em suas pesquisas o professor Pedro Vasconcelos realizou o mapeamento do sistema conceitual na obra de Milton Santos e com isso lançou um livro que discute tais conceitos. De acordo com o professor Vasconcelos, o livro “não é um simples balanço da vida e da produção de Milton Santos, já que esta contabiliza mais de 40 livros e 300 artigos”, mas debruça-se sobre o “conjunto teórico articulado de ‘conceitos centrais’, mediante o exame de cerca de 30 livros publicados por Milton Santos”. O professor Pedro Vasconcelos, encontrou “um total de 128 noções, conceitos e categorias no sistema conceitual, que dão sustentação à disciplina acadêmica da geografia”.

A aula magna será realizada no dia 29 de maio, e está no calendário de comemorações que ocorrem no Dia do(a) Geógrafo(a), profissional que atua em campos humanos e físicos do espaço, quer seja na área de pesquisa ou ensino, no auditório que leva o nome do intelectual ao qual será dedicada esta aula, Auditório Milton Santos, localizado no Instituto de Geociências da Unicamp.

O professor Pedro Vasconcelos é graduado em Geografia pela Universidade Católica de Pernambuco (1969), com mestrado em Urbanisme et Aménagement du Territoire – Université Catholique de Louvain (1973), Ph.D em Geografia – Université d ́Ottawa (1985) e pós-doutoramento na Université de Paris IV – Sorbonne (1994-1995).
Professor Titular em Geografia da Universidade Federal da Bahia, concursado (1986). Atualmente é professor do quadro permanente da Universidade Católica de Salvador, atuando no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia.


Evento:
Aula Magna “O Universo Conceitual de Milton Santos”

Data:
29 maio de 2023 (segunda-feira)

Horário:
19h00

Local do evento:
Auditório Milton Santos, IG/Unicamp

Público-alvo:
Todos(as) os(as) interessados(as)

Endereço

Rua Carlos Gomes, 250
CEP: 13083-855
Campinas, SP

Como chegar  

22º48'48"S 47º04'09"W

Footer menu

  • Feedback do Portal

Links

  • Email Unicamp
  • Sistemas e Solicitações
  • Intranet (antiga)
  • Logotipos do IG
  • Fale com o IG

Menu do usuário

  • Entrar
IG 45 anos
Unicamp

Copyright © 2025 IG, Unicamp. Todos os direitos reservados

Notifications