No dia 13 de maio um grupo do IG participou de uma atividade de campo no Assentamento Comunidade Agrária Nova, em São Carlos (SP). A atividade se insere no projeto de Curricularização da Extensão “Aprendendo com as Abelhas Nativas”, que conta com recursos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROEC da Unicamp, em parceria com o Programa Terra (Agroecologia) e contou com alunos da nova disciplina do curso de Geografia Fundamentos e Práticas de Extensão.
“O projeto vem trabalhando no assentamento Milton Santos em Americana com atividades de educação ambiental baseadas nas abelhas nativas. O objetivo é despertar o interesse para esses animais tão importantes pela biodiversidade e pela segurança alimentar. O projeto tem alto impacto social, educacional, de segurança alimentar e ambiental”, explica Roberto Greco, docente do IG que liderou a visita.
O projeto “Aprendendo com as abelhas nativas” despertou nos assentados o interesse para entender melhor a viabilidade técnica e econômica dessa atividade. “A partir dessa demanda, surgiu a possibilidade de uma visita no assentamento em São Carlos que tem um projeto muito exitoso promovido pelo Instituto Florada. O projeto teve um significativo apoio financeiro que permitiu investir em formação para os agricultores. Em poucos meses os agricultores adquiriram uma grande experiência. O local perto de áreas com matas nativa preservada é particularmente ideal para essa atividade”, explica.
Para a estudante do primeiro ano de Geografia Geovana Norberto, "conhecer um projeto de extensão e ver sua complexidade de perto é uma grande experiência. O fato diferenciou esse campo foram as pessoas, que nos receberam tão bem! Conversar com cada pessoa daquele assentamento foi incrível. Ver o tratamento que todos ali têm com o espaço que estão inclusos, em principal com as abelhas, foi de uma tamanha beleza! Acredito que todos os alunos precisam de uma experiência do tipo relacionado a extensão, conhecer projetos que além de terem um resultado positivo”.
Participaram da atividade 13 estudantes da Unicamp dos cursos de Geografia, Biologia, Engenharia Agrícola, Engenharia dos Alimentos e Educação Física, além de dois assentados do MST Milton Santos de Americana.
Por Eliane Fonseca Daré, com informações de Roberto Greco
Imagens: Victor Velozo