Convite
O Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (PEHCT) do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas convida todos os interessados no campo de conhecimento para participar da comemoração de 50 anos de experiências e pesquisas em Ensino de Geociências. O evento pretende refletir sobre a trajetória de implantação de atividades sistemáticas voltadas para difundir o conhecimento sobre a Terra, o ambiente e suas transformações sociais e econômicas.
Uma trajetória singular
As ações para aprimorar o Ensino das Geociências, iniciadas na Universidade de São Paulo, em 1973, marcaram uma mudança de rumos na educação nacional em Geociências, com alcance para formar geólogos, profissionais e professores de distintos campos do conhecimento. Iniciativas de renovação educacional abriram inúmeras possibilidades didáticas e curriculares, além de ter criado condições favoráveis ao desenvolvimento de pesquisas, experiências e estudos, atualmente concentrados no Programa de Pós-Graduação de Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (PEHCT), ainda hoje o único PPG nacional dessa área do conhecimento dentre os mais de 160 PPG vinculados à Área 46-Ensino da CAPES. As contribuições focalizam todos os níveis de ensino – desde a educação infantil até a formação e especialização de professores no ensino superior – e ajudam a ampliar e renovar currículos e programas educacionais. Embora sejam pulverizados, acumulam-se muitos avanços.
É alvo do Simpósio Interfaces Geociências e Ensino: 50 anos de experiências (1973-2023) discutir e aperfeiçoar as pesquisas do PEHCT; reunir professores, alunos e egressos do PPG para debater sobre novos rumos e avaliar avanços e recuos da Educação em Geociências; caracterizar desafios e melhorar as formas de se ensinar Geociências; promover aproximações e interrelações entre centros de pesquisa, tanto aqueles dedicados à Geologia, quanto ao Ensino de Ciências e Geografia. O desejável intercâmbio proporcionará uma interação e reflexão entre centros de pesquisa nacionais e internacionais, bem como estender vínculos junto a professores do ensino básico.
Vários campos de conhecimento se aproximam das preocupações de difusão das Geociências, como questões de Geoconservação e centros de divulgação científica. Muitos grupos dedicados a questões profissionais de geocientistas e de professores possuem aproximações frutíferas com estudos e pesquisas de Ensino de Geociências. Esse conjunto de preocupações e a relevância de se comemorar os 50 anos dedicados à Educação em Geociências conduziram o PEHCT, o Instituto de Geociências da USP e o Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP, campus de Rio Claro, a promover o referido evento em Campinas, de 9 a 11 de novembro de 2023, com atividades no IG e na Adunicamp.
Todas as informações sobre o evento estão disponíveis em: https://www.ige.unicamp.br/50anos-ensinogeo-2023/