O projeto Expertise IG, que compõe o Planejamento Estratégico da Unidade (PLANES 2021-2025) e é liderado pelas profissionais da carreira PAEPE Carolina Gaseta e Núbia Porfirio, trouxe ao IG nos dias 30 e 31 de outubro duas atividades voltadas ao aperfeiçoamento do corpo de servidores (docentes e técnicos-administrativos) da Unidade: uma palestra sobre comunicação não violenta e um workshop sobre lean office. O projeto foi contemplado pelo Edital 01/2021 de Apoio ao Planejamento Estratégico das Unidades, Colégios Técnicos e COCEN, proposto pela Comissão de Planejamento Estratégico Institucional (COPEI).
Na palestra sobre comunicação não violenta, ministrada pela facilitadora de metodologias colaborativas Daniele Junqueira Rafael, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre o tema. Já no workshop sobre lean office, o consultor Vilson Fogaça, além de trazer novos conceitos ligados à otimização de processos, propôs atividades de integração e interação entre os participantes.
Segundo Núbia Porfírio, que é chefe da Seção de Finanças, havia muitas expectativas na etapa de planejamento das atividades. “A principal delas era que cada um dos servidores do IG estivesse envolvido nas atividades e conseguisse se entender parte de tudo o que representa essa unidade”, explica. “Há uma dificuldade muito grande por parte de nós, servidores não docentes, de nos sentirmos parte. Ter visto a participação de todas as categorias dos servidores técnicos-administrativos nos encheu de alegria”, complementa.
Para Carolina Gaseta, que é chefe do Setor de Recursos Humanos do IG, há inúmeros benefícios de eventos como esse, voltados para os profissionais da Unidade. “A busca da melhoria constante do desempenho e a valorização do corpo profissional resultam em incentivos ao engajamento e satisfação das equipes”, explica. “Servidores mais capacitados tendem a desempenhar suas funções de maneira mais eficiente e eficaz, decorrendo em serviços públicos de melhor qualidade. O aperfeiçoamento permite que desenvolvam novas habilidades e conhecimentos, o que aumenta sua produtividade no desempenho das tarefas. Além disso, estão mais aptos a adotar práticas e tecnologias inovadoras, o que pode levar a melhorias nos processos”, complementa.
O evento atendeu aos objetivos estratégicos do PLANES de aperfeiçoamento da gestão administrativa e de preservação e ampliação do alto nível de recursos humanos do IG. Além disso, possibilitou a integração entre as equipes de trabalho e interação entre as diferentes atividades que desempenham. “Como coordenadora do projeto, sinto-me impelida a ressaltar que a expectativa é que o Expertise IG não possua uma linha de chegada, mas que seja perene na instituição e que possa gerar mais impactos positivos nos processos de trabalho e também em oportunidades de crescimento profissional e pessoal”, detalha Carolina, que recebeu feedbacks extremamente positivos, demonstrando que os objetivos propostos devem ser perpetuados. “Tenho certeza que este evento serviu para lançar uma semente em cada um de nós que, sem sombra de dúvidas, continuaremos trabalhando para que nenhuma fique à beira do caminho. Agradeço a cada um dos colegas que participou. Com certeza valeu muito a pena cada detalhe”, finaliza Núbia.
Texto e fotos: Eliane Fonseca Daré