Foi aberta na quarta-feira, 10 de abril, a exposição "Theodoro Sampaio - seu legado cartográfico e intelectual" no hall da Biblioteca Conrado Paschoale do IG. A curadoria é do docente Jefferson Picanço e a organização da equipe da Biblioteca.
Estão expostos livros, banners de mapas e de obras do autor. O material tem origem em empréstimos da Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho (BORA) e do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL). Alguns livros são do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e da Biblioteca Central (BC).
Natália Pimentel de Oliveira Santana, técnica em Biblioteconomia, lembrou em sua fala que a iniciativa da exposição ocorreu na gestão anterior da BIG, quando foi feito o levantamento da vida e obra do autor - base para a presente exposição. O projeto inicial não foi concluído devido à Pandemia de Covid 19, mas foi retomado e contemplado com o edital interno de extensão lançado em 2023.
Emilson Pereira Leite, diretor associado do IG, parabenizou a equipe da BIG e afirmou que exposições como essa devem acontecer mais vezes para que possamos aproveitar melhor o material disponível na Biblioteca.
Na exposição, há um mapa do Rio São Francisco e ilustração do Pico dos Três Irmãos elaborados entre 1879 e 1880. Há um exemplar do livro "O Tupi na Geographia Nacional, de 1901; um do livro "O Rio de S. Francisco - trechos de um diário de viagem e a Chapada Diamantina", de 1905; um dos "Annaes do 5º Congresso Brazileiro de Geographia", realizado em 1916 em Salvador; dentre outros exemplares das obras do autor.
Theodoro Sampaio contribuiu com o desenvolvimento urbano das grandes cidades como engenheiro civil, geólogo, geógrafo, historiador, político, cartógrafo e urbanista. No final do século 19 fez o levantamento da carta geológica de São Paulo.
A exposição ficará aberta até 30 de abril.
Texto e fotos: Eliane Fonseca Daré