O projeto Você no IG é ligado ao Planejamento Estratégico da Unidade (Planes 2021-2025) e foi contemplado pelo edital Copei 2022. Sob coordenação da docente Regina Célia de Oliveira e da jornalista Eliane da Fonseca Daré, tem como objetivo ampliar a divulgação das pesquisas, das atividades de ensino e de extensão da Unidade. No dia 23 de maio ocorreu sua concretização através de uma mesa e da abertura de exposição de banners dos grupos de pesquisa da Unidade. O evento faz parte das comemorações dos 45 anos do Instituto.
A mesa “Protagonismo da comunidade do IG: difusão da pesquisa, do ensino e da extensão” foi composta por Márcio Cataia, diretor do IG; Regina Célia de Oliveira, uma das coordenadoras do evento; Ana Elisa Silva de Abreu, chefe do Departamento de Geologia e Recursos Naturais (DGRN); Janaína de Oliveira Pamplona, chefe do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT); e Tania Seneme Canto, chefe do Departamento de Geografia (DGEO). As três chefias apresentaram seus respectivos departamentos.
Tania Seneme iniciou um mapeamento virtual para mostrar projetos de pesquisa, ações de extensão, convênios de cooperação internacional, parcerias com diferentes instituições para pós-doc, visitas técnicas no Brasil e no mundo ligadas ao DGEO. O mapa será estendido aos demais Departamentos para que se conheça de fato onde há IG. Janaína Pamplona focou sua apresentação na explicação do que é política científica e tecnológica e lembrou que recentemente foi celebrado os 35 anos do curso de pós-graduação - uma referência no Brasil e na América Latina. Ana Elisa Abreu lembrou as várias gerações que atuam no DGRN - alguns desde o começo do Instituto, outros há pouquíssimo tempo, refletindo numa renovação das pesquisas. Cataia finalizou a mesa lembrando que a diversidade é uma característica marcante do IG e que a Unidade está em crescimento para atender ao desafio da pesquisa com atração de investimentos, o que demanda novos espaços para abrigar esses projetos de pesquisa que se expandem. Após o fim da mesa, todos se dirigiram ao hall da Biblioteca Conrado Paschoale para ver os banners expostos.
“O projeto foi pensado durante a execução do Planes e a ideia era organizar uma atividade que pudesse demonstrar a pluralidade do Instituto de Geociências, mostrando o que temos produzido e como temos envolvido a extensão, a pesquisa, a graduação, a pós-graduação, sobretudo a partir dos laboratórios e dos grupos de pesquisa”, explica Regina Célia de Oliveira. Para a docente, a atividade foi extremamente exitosa. “Nós tivemos a participação de muitos grupos de pesquisa apresentando os seus projetos, apresentando os seus grupos de trabalho e também uma participação muito importante no auditório, que vem apenas, na verdade, corroborar com a pluralidade do Instituto, mas também com atividades dessa natureza. Eu espero realmente que seja uma atividade que possa acontecer mais vezes, que possa ter uma frequência dessas atividades ampliadas, inclusive no Instituto, abrindo para a comunidade, para os que vêm de fora, para que possam, de alguma forma, conhecer a riqueza de produção que o Instituto de Geociências oferece”, finaliza.
Foto 1. Mesa: Jananína Pamplona, Regina Célia, Márcio Cataia, Ana Elisa Abreu, Tania Seneme
Foto 2: banners no hall da Biblioteca Conrado Paschoale
Foto 3: comunidade do IG acompanha evento
Fotos e texto: Eliane da Fonseca Daré