Um projeto piloto proposto pelos docentes do Departamento de Geologia e Recursos Naturais Bernardo Tavares Freitas e Alessandro Batezelli a estudantes de graduação pretende levar a ciência à sociedade através da divulgação científica. Os docentes propuseram aos estudantes da disciplina de Sedimentologia, no curso de graduação em Geologia, que elaborassem algum tipo de material de divulgação científica em um esforço de promoção da extensão. Foram produzidos posts e vídeo relacionados ao tema da disciplina. O material foi submetido a uma votação entre os próprios alunos e os docentes da disciplina e três posts foram escolhidos para serem divulgados por se adequarem ao tema proposto e à linguagem simples.
Segundo Freitas, para a divulgação se concretizar, o grupo optou por divulgar posts de rede social. “Achamos mais fácil colaborar com uma estrutura já existente e que conta com uma audiência ampla ao invés de começar alguma coisa do zero”, disse. Assim, os três posts pré-selecionados foram enviados ao Divulga Geologia - perfil de divulgação científica no Instagram criado por pós-graduandos do Instituto de Geociências da USP que conta com mais de 8 mil seguidores. O perfil gostou do material e optou por publicar todos os três posts, em uma colaboração com o perfil do IG/Unicamp.
O projeto piloto proposto por Freitas e Batezelli surtiu efeito. Em um dos posts publicados, foram mais de 4 mil de visualizações, com cerca de 3 mil contas no Instagram alcançadas. Esse post, produzido pelas alunas Bianca Oliveira e Mikaela Santos, trouxe uma apresentação sobre Katsuko Saruhashi - uma referência nos estudos de radiação nos oceanos e grande defensora da participação das mulheres na ciência. O outro post, produzido por Fabiana Souza e Giovanna Saldanha sobre o estudo de rochas sedimentares em Marte, chegou a quase 6 mil visualizações e quase 4 mil contas alcançadas.
Texto: Eliane Fonseca Daré