Gabriela Fasolo Pívaro
Bio
É bacharela (2014) e licenciada (2015) em Física, Mestra (2018) e Doutora (2023) em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui especialização em Processos didáticos-pedagógicos para cursos na modalidade a distância pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Foi professora da rede estadual de São Paulo e do Colégio Raphael di Santo, em Campinas. No mestrado, estudou sobre espaços não-formais de ensino, em especial museus de ciência, e como análises quali-quantitavivas podem descrever as impressões dos visitantes a respeito da exposição de ciências. No doutorado, estudou sobre a propagação de discursos de desinformação científica nas redes sociais, entendendo-os a partir de um contexto social e político e analisando-os a partir de referenciais de visões sobre a natureza da ciência e de processos de ensino e aprendizagem em ciências. Atualmente, em sua pesquisa de pós-doutorado (com financiamento do CNPq, realizada na Unicamp), investiga a hipótese de que a estrutura das redes sociais influencia uma ausência de busca por pensamentos generalizantes dos sujeitos usuários, quais as consequências para a educação em ciências e o papel da divulgação científica neste contexto.