Janaina Oliveira Pamplona da Costa
DPCT
jpamplona [at] ige.unicamp.br

Biografia

Professora Doutora MS 3.2 no Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 2015. Bacharel em Ciências Econômicas pela UNICAMP (1995), Mestre em Política Científica e Tecnológica pelo DPCT/UNICAMP (1998), e PhD em Science and Technology Policy Studies em 2012 pelo SPRU/University of Sussex (Reino Unido). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica da UNICAMP. Durante o doutorado trabalhou em projetos de pesquisa financiados por organizações brasileiras e europeias (ESRC, EPSRC, EC). Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado junto ao DPCT/Unicamp com financiamento do CNPq. Tem experiência na área de Economia da Inovação atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de ciência, tecnologia e inovação; governança e alinhamento de redes de P&D e inovação; redes de inovação e desenvolvimento regional; geografia da inovação; produção e uso do conhecimento em setores de alta tecnologia e doenças negligenciadas. É coordenadora associada do Laboratório de Pesquisas em Políticas Públicas, Geografia da Inovação e Governança – GOING. Atua como membro do Conselho do Centro de Memórias da Unicamp desde 2016. É parecerista de periódicos nacionais (Revista Brasileira de Inovação, Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Educação e Pesquisa, Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, Gestão & Produção e Liinc em Revista) e internacionais (Research Policy, Telecommunications Policy, Technological Forecasting and Social Change e Tapuya).