Inscrições abertas para pré-seleção de bolsista de jornalismo científico no Geopi

Profissionais graduados em qualquer área do conhecimento, estudantes de mestrado e doutorado, mestres, doutores - sem vínculo empregatício e que tenham concluído ou estejam realizando curso introdutório de Jornalismo Científico - podem se inscrever até dia 12 de agosto para a pré-seleção de Bolsista em Jornalismo Científico do Laboratório de Estudos sobre a Organização da Pesquisa e da Inovação da Unicamp (Lab-GEOPI), do Instituto de Geociências.

O pré-selecionado vai desenvolver, com orientação de supervisores do GEOPI, projeto para o Programa Mídia Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A bolsa fica sujeita a aprovação posterior da Fapesp.

O projeto de Mídia Ciência, se aprovado pela Fapesp, terá como escopo a divulgação de resultados e atividades ligados ao Projeto “Pesquisa da pesquisa e da inovação: indicadores, métodos e evidências de impactos”, coordenado pelo docente Sergio Luiz Monteiro Salles-Filho. Os valores das bolsas variam de R$ 2.349,60 (para graduados) a R$8.479 (pós-doutorado). A duração é de seis meses, renovável por igual período.

O bolsista deverá atuar em atividades de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, em mídias tradicionais, digitais e redes sociais. Também participará de pesquisa sobre indicadores de monitoramento e avaliação da comunicação, bem como no desenvolvimento de estratégias de gestão acerca da relação ciência-sociedade.

O Projeto “Pesquisa da pesquisa e da inovação: indicadores, métodos e evidências de impactos” busca identificar, desenvolver e empregar abordagens, metodologias e indicadores que gerem evidências sobre como a pesquisa, nas principais áreas do conhecimento, pode ser melhor planejada, financiada, avaliada e comunicada, de forma a gerar mais e maiores impactos positivos para a sociedade.

O GEOPI conta com professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e colaboradores do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), todos da Unicamp, além de pesquisadores de diversas organizações do Brasil e do exterior.

Clique aqui para se inscrever.

Início

Término