Especial 30 Anos PPG-PCT

Em 2018, o Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica da UNICAMP (PPG-PCT) completou seus 30 anos. No dia 5 de dezembro daquele ano, comemoramos esse marco tão relevante na sua trajetória, e esta seção especial traz conteúdo desse dia e continua a celebração. Nessas décadas que se passaram, o PPG-PCT formou dezenas de pessoas e produziu conhecimento de enorme relevância para a compreensão de temas centrais à sociedade brasileira, incluindo: as dinâmicas sociais, históricas e políticas da produção de conhecimento e de tecnologias; análises críticas das políticas de CT&I brasileiras; reflexões sobre o papel da C&T no desenvolvimento do país e da América Latina; formas de interação entre instituições de pesquisa e empresas; avaliação e gestão de CT&I, dentre tantos outros. Depois de 30 anos, o escopo temático do PPG-PCT continua evoluindo e se diversificando, o que ajuda a explicar a longevidade e o interesse gerado pelo programa.

Comemoramos nesse dia as conquistas dos 30 anos passados, mas buscamos também refletir sobre os dilemas futuros do país, que certamente afetarão as políticas de ciência, tecnologia e inovação nas próximas três décadas. Os ventos sociais e políticos mudaram consideravelmente nesses 30 anos, e tal fato não passou em branco nos debates do nosso evento: cortes orçamentários, crise econômica e descrença na ciência e na democracia foram debatidos, juntamente com a celebração dos avanços e forte crescimento que o país teve no seu sistema de pesquisa nas últimas décadas. 

Os palestrantes refletiram dessa forma sobre o programa e celebraram as suas conquistas, sem deixar de lado as críticas ao que o programa também deixou de fazer, ou poderia fazer melhor. Pensamos juntos sobre os desafios para empresas, para universidades e para a sociedade em geral no que se refere à CT&I, e conseguimos reunir diversas gerações de alunos, ex-alunos, professores, colaboradores e amigos do PPG-PCT em torno de uma rica discussão sobre os rumos da pesquisa no PPG-PCT e no Brasil. 

Essa seção especial busca assim marcar essa comemoração, disponibilizando parte desse rico debate para o público mais geral. A convite da Coordenação do PPG-PCT, alguns professores produziram textos curtos e reflexivos especialmente para o evento. São eles: um dos fundadores do Departamento de Política Científica e Tecnológica e autor de grande reconhecimento nacional e na América Latina, o Prof. Renato Dagnino, com o texto 30 anos do PGPCT: trajetória e desafios; o ex-Coordenador do PPG-PCT e ex Pró-Reitor de Pós-Graduação da UNICAMP, Prof. André Furtado, com o texto 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica da UNICAMP; e a ex-aluna do PPG-PCT e atual professora no PPG de Políticas Públicas da UFPR, Profa. Noela Invernizzi, com o texto Algumas reflexões sobre a PCT na área de nanotecnologia.Participaram também do evento com depoimentos em vídeo os professores André Furtado; Nicholas Vonortas, da George Washington University e do DPCT; Adrian Smith, Professor da Science Policy Research Unit (SPRU) da Universidade de Sussex, na Inglaterra; e Gabriela Durant (UNAM/México).

Mesa
Mesa de abertura do evento. Os participantes, da esquerda para a direita: Profa. Flávia Consoni (Chefe do Departamento de Política Científica e Tecnológica); Sergio Salles-Filho (Diretor do Instituto de Geociências); Nanci Lopes Garcia (Pró-Reitora de Pós-Graduação da Unicamp); Marcelo Knobel (Reitor da Unicamp); Adelaide Faljoni-Alario, coordenadora adjunta da área multidisciplinar da Capes e Emilson Leite (Coordenador Geral da Pós-Graduação do Instituto de Geociências).
Homenagem
A Profa. Leda Gitahy entrega homenagem à Profa. Hebe Vessuri, ex-professora do PPG PCT e conferencista do evento.
Profa. Adelaide Faljoni-Alario
Profa. Adelaide Faljoni-Alario, Profa. da UFABC e Coordenadora-Adjunta da Área Multidisciplinar da CAPES.
Homenagem
Homenagem a Sônia Tilkian de Carvalho (ex-aluna do PPG PCT e supervisora dos laboratórios do DPCT) e Adriana Garutti Teixeira (secretária do DPCT). Na foto, da esquerda para a direita: Sonia TIlkian; Marko Monteiro (Coordenador do PPG-PCT); Flávia Consoni (Chefe do DPCT); Maria Beatriz Bonacelli (ex-Coordenadora do PPG-PCT) e Adriana Teixeira.
Encerramento
Participantes no encerramento do evento em comemoração aos 30 anos do PPG PCT.

Os vídeos podem ser vistos aqui: