O projeto "Implementação da Mapoteca Digital do Instituto de Geociências da Unicamp" foi o vencedor local do Prêmio Paepe 2025. A entrega ocorreu na segunda, 1 de dezembro. As vencedoras são Bianca Cavalcante dos Santos, Fabiana Benine, Marta dos Santos, Nathalia Pimentel de Oliveira Santana.
O projeto visa a implementação da Mapoteca Digital do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp e é um desdobramento de ações iniciadas no passado e que buscam garantir a preservação dos materiais impressos através da digitalização do acervo cartográfico da Biblioteca "Conrado Paschoale". Tal acervo é composto por milhares de documentos, incluindo mapas, plantas, fotocarta, ortofotocartas, fotografias aéreas, imagens de radar e de satélite, cartas náuticas e afins. Através da inserção desse material na Biblioteca Digital da Unicamp (BDU), local definido como destino, o objetivo é promover o amplo acesso ao acervo cartográfico do IG, aumentando sua visibilidade e impacto junto à comunidade científica nacional e internacional, além de fornecer aos alunos, pesquisadores e docentes locais um rico e abrangente material, fundamental para as atividades de ensino e pesquisa.
O Prêmio PAEPE é uma iniciativa da Unicamp que visa valorizar e dar visibilidade às iniciativas e projetos de sucesso dos servidores técnicos e administrativos (carreira PAEPE). O Prêmio reconhece contribuições que aprimoram a Universidade e promove a proatividade e a replicação de boas práticas.
Foto de Núbia Porfírio.




