Raquel de Padua Pereira
Bio
Doutora em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas - IGE - Unicamp (2023) com estágio doutoral no Instituto de Geografia da Universidad Nacional Autónoma de México (IGG - UNAM, 2022-2023), mestra em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR - UFRJ, 2012) e geógrafa pela Universidade de São Paulo - USP (Bacharelado e licenciatura - 2009). Formação em pesquisa pelo Laboratório da Conjuntura Social: tecnologia e território (LASTRO/IPPUR - UFRJ) entre 2010 e 2012, sob coordenação de Ana Clara Torres Ribeiro. Integrou a Rede de Políticas Públicas para Educação (RPPE), atuando no projeto "Tecnologia e Interação Social na Educação", vinculado ao LabEspaço - Laboratório Espaço, Sociedade e Tecnologia (IPPUR-UFRJ) e financiado pelo OBEDUC - Observatório da Educação da Capes. Tem experiência acadêmica na área de geografia urbana e planejamento urbano e regional, com ênfase nos temas centralidades e periferias urbanas; juventude, cultura e representações artísticas do espaço urbano; geografia e planejamento urbano na educação para a cidade. Possui experiência profissional consolidada na área da educação como professora de geografia para o Ensino Fundamental II, Médio e Superior nas redes pública e privada do município de São Paulo, supervisão de projetos, além de produção e revisão de material didático autoral e editorial. Também atuou como consultora e pesquisadora em projetos de análise de infra-estrutura urbana e de impactos socioambientais.